EXPLICAÇÃO:

A internet funciona em cima de um protocolo chamado TCP/IP, que de maneira bem simplista, atribui um número identificador único, chamado IP, para todo e qualquer participante ( você, sites, smartphones etc.).

É mais fácil decorar www.google.com.br do que 172.217.30.99, concorda? Claro que há exceções como o endereço wwwarnoldschwarzenegger.com.br que seria bem mais fácil decorar o número :D

Desse forma, foi criado um serviço chamado DNS (Domain Name System) que faz a tradução do nome do site que digitamos para números. Imagine como uma grande lista telefônica onde tem o nome e o respectivo número.

Como nada na internet é centralizado, há vários servidores de DNS espalhados pelo mundo que mantem entre si, as “agendas” sincronizadas.

Quando você registra um novo domínio, como por exemplo, meusuperdominio.com.br, o servidor de hospedagem atribui um número IP único a ele e demora algumas horas para que todos os outros servidores de DNS do mundo saibam que para achar seu domínio é preciso acessar o respectivo número IP.

PROBLEMA:

A essa altura você deve estar me perguntando o que isso tem a ver com segurança!! E eu respondo: SÓ TUDO!!!!!

Imagine que você digite www.bancodobrasil.com.br e um servidor de DNS diz para você o endereço IP de um servidor falso? A propósito, isso chama-se DNS cache poisoning (googling it).

Outro fator importante é que o servidor de DNS afeta diretamente na velocidade de abertura do site. Não adianta nada se você tem um link de 300 GB se ao digitar o endereço de um sites, o servidor de DNS demora uma eternidade para fazer a conversão do nome para número IP

RESUMO:

É fundamental que você use servidores de DNS confiáveis.

SOLUÇÃO:

Abaixo, alguns servidores de DNS mais confiáveis.

Google Public DNS

  • Servidor primário: 8.8.8.8
  • Servidor secundário: 8.8.4.4

OpenDNS

  • Servidor primário: 208.67.222.222
  • Servidor secundário: 208.67.220.220

GigaDNS

  • Servidor primário: 189.38.95.95
  • Servidor secundário: 189.38.95.96

Level 3

  • Servidor primário: 209.244.0.3
  • Servidor secundário: 209.244.0.4

COMO FAZER

Cada smartphone ou sistema operacional tem um jeito próprio de fazer essa configuração. Caso precise de ajudar, só entrar em contato.

DIFICULDADE

Fácil

Artigo anteriorOs maiores incidentes da minha vida
Próximo artigoNova falha no login social das gigantes