Com lançamento previsto para janeiro no Brasil, o Volkswagen Virtus terá um “manual cognitivo” que usa o sistema de IA da IBM para auxiliar o usuário.

Apresentado oficialmente nesta quinta-feira, 16/11, o novo Volkswagen Virtus terá um assistente inteligente para ajudar o motorista nas mais diversas situações.

Chamado de “manual cognitivo”, o recurso poderá ser utilizado a partir de janeiro, quando o sedã chega ao mercado brasileiro, por meio do aplicativo Meu Volkswagen para smartphones iOS e Android.

O assistente do Virtus utiliza o sistema de Inteligência Artificial IBM Watson para responder (em texto, vídeo, foto ou áudio) às perguntas dos usuários, que podem ser feitas por meio de texto ou comando de voz.

Além de trazer todo o conteúdo do manual do Virtus de uma forma mais acessível ao motorista, o assistente da montadora também promete solucionar as mais variadas dúvidas, incluindo desde como trocar um pneu até o que fazer em caso de uma batida.

“Caso veja uma luz no painel que não saiba o que significa, o usuário pode tirar uma foto e enviar para o assistente por meio do aplicativo”, explica o gerente executivo de digitalização, conectividade e novos modelos de negócios da Volkswagen para a América do Sul, Fábio Rabelo.

De acordo com Rabelo, o desenvolvimento da plataforma em parceria com a IBM levou cerca de seis meses. Após o lançamento do Virtus, a ideia da montadora é levar o assistente para outros modelos de automóveis no futuro.

Totalmente desenvolvimento no Brasil, o Virtus também será lançado em outros países da América do Sul no futuro próximo. Por isso, o “manual conectado” estará disponível primeiro em português e depois também em espanhol.

Fonte: Novo carro da Volks usa IBM Watson para tirar dúvidas de motoristas – IDG Now!

Artigo anteriorInversão de cores
Próximo artigoFazendo o IBM Watson controlar as cores de um LED conectado a um Raspiberry Pi usando comando de voz (vídeo)