[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Meados dos anos 80, estudei da 1¬™ a 6¬™ no Col√©gio Batista Santos Dumont, escola tradicional de Fortaleza, fundada por mission√°rios em 1950. Semanalmente t√≠nhamos aulas de religi√£o. Era de tamanha import√Ęncia que sa√≠mos de nossa sala de ventiladores e cadeiras de madeira para uma sala com ar condicionado, slide show¬†:D e cadeiras confort√°veis. Isso porque eram disciplimas extras, o mesmo tratamento era dado para Educa√ß√£o Sexual e Computa√ß√£o. Dito isso, vamos ao assunto¬†;)

Em Seu famoso Serm√£o do Monte, Jesus Cristo disse:

‚ÄúEu, por√©m, vos digo que n√£o resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe tamb√©m a outra;‚ÄĚ‚Ää‚ÄĒ‚ÄäMateus¬†5:39.

A B√≠blia √© um Livro de ensinamento, e o melhor jeito de ensinar √© dando exemplos. Respeitando as devidas propor√ß√Ķes, √© um grande storytellingque o marketing digital descobriu h√° alguns anos¬†;)

E interpretação que sempre me foi dada desse versículo era de que assumíssemos passividade em relação às injustiças que nos fossem acometidas. Na época em que o Livro foi escrito era muito comum o uso do Código de Hamurabi e, realmente, era mais sábio manter-se passivo, e vivo, diante de injustiças que os mais fortes imputavam sobre o mais fraco.

Já em época atuais, a qual vive esse que está escrevendo este texto ;) prefiro ver esse versículo de outra forma. Sempre ofereci e continuo oferecendo a outra face quando batem na minha, porém hoje faço com um sentimento de compaixão fazendo o seguinte:

Quando sou alvo de ódio, eu ofereço a outra face: amor.
Quando sou alvo da escuridão, eu ofereço a outra face: luz.
Quando sou alvo da gan√Ęncia, eu ofere√ßo a outra face: generosidade.

E mais, pessoas que agem distribuindo sentimentos negativos quase sempre não notam que estão agindo dessa forma, pois foram esses sentimentos que receberam durante toda a vida. Seja na educação recebida em casa, na instrução dos colégios, no ambiente social ou, até mesmo, no profissional em que elas estão inseridas e eu me sinto, sumariamente, culpado em não ajudá-las dando um pouco dos sentimentos que recebi em casa, escola, amigos pessoas e amigos profissionais em tive e tenho contato até que uma hora, essas pessoas sejam preenchidas de energia positiva e continuem o círculo virtuoso.

Lembrando que at√© em nosso C√≥digo Penal, no Art. 13 ¬ß 2¬ļ tem a defini√ß√£o de omiss√£o:

‚ÄúA omiss√£o √© penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a¬†quem.‚ÄĚ.

Quer ver uma interpreta√ß√£o do prov√©rbio em quest√£o todos j√° ouvimos falar, mas n√£o sab√≠amos quem inventou? Pelo menos eu n√£o sabia! “Gentileza gera gentileza

Se tiver alguma opnião e quiser compartilhar, fique a vontade ;)

Abraços a todos!!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Artigo anteriorFrase do dia
Próximo artigoO impacto da internet na política