[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Meados dos anos 80, estudei da 1ª a 6ª no Colégio Batista Santos Dumont, escola tradicional de Fortaleza, fundada por missionários em 1950. Semanalmente tínhamos aulas de religião. Era de tamanha importância que saímos de nossa sala de ventiladores e cadeiras de madeira para uma sala com ar condicionado, slide show :D e cadeiras confortáveis. Isso porque eram disciplimas extras, o mesmo tratamento era dado para Educação Sexual e Computação. Dito isso, vamos ao assunto ;)

Em Seu famoso Sermão do Monte, Jesus Cristo disse:

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;” — Mateus 5:39.

A Bíblia é um Livro de ensinamento, e o melhor jeito de ensinar é dando exemplos. Respeitando as devidas proporções, é um grande storytellingque o marketing digital descobriu há alguns anos ;)

E interpretação que sempre me foi dada desse versículo era de que assumíssemos passividade em relação às injustiças que nos fossem acometidas. Na época em que o Livro foi escrito era muito comum o uso do Código de Hamurabi e, realmente, era mais sábio manter-se passivo, e vivo, diante de injustiças que os mais fortes imputavam sobre o mais fraco.

Já em época atuais, a qual vive esse que está escrevendo este texto ;) prefiro ver esse versículo de outra forma. Sempre ofereci e continuo oferecendo a outra face quando batem na minha, porém hoje faço com um sentimento de compaixão fazendo o seguinte:

Quando sou alvo de ódio, eu ofereço a outra face: amor.
Quando sou alvo da escuridão, eu ofereço a outra face: luz.
Quando sou alvo da ganância, eu ofereço a outra face: generosidade.

E mais, pessoas que agem distribuindo sentimentos negativos quase sempre não notam que estão agindo dessa forma, pois foram esses sentimentos que receberam durante toda a vida. Seja na educação recebida em casa, na instrução dos colégios, no ambiente social ou, até mesmo, no profissional em que elas estão inseridas e eu me sinto, sumariamente, culpado em não ajudá-las dando um pouco dos sentimentos que recebi em casa, escola, amigos pessoas e amigos profissionais em tive e tenho contato até que uma hora, essas pessoas sejam preenchidas de energia positiva e continuem o círculo virtuoso.

Lembrando que até em nosso Código Penal, no Art. 13 § 2º tem a definição de omissão:

A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem.”.

Quer ver uma interpretação do provérbio em questão todos já ouvimos falar, mas não sabíamos quem inventou? Pelo menos eu não sabia! “Gentileza gera gentileza

Se tiver alguma opnião e quiser compartilhar, fique a vontade ;)

Abraços a todos!!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Artigo anteriorFrase do dia
Próximo artigoO impacto da internet na política