A empresa DeepMind foi comprada pelo Google em 2014. É uma empresa especializada em fazer inteligĂȘncia artificial para que maquinas joguem games como seres humanos.

Atualmente hĂĄ trĂȘs mĂ©todos de ensino de mĂĄquina:

  • Supervisionada: a qual os dados de entrada e saĂ­da sĂŁo conhecidos por nĂłs e atuamos como professores das mĂĄquinas.
  • NĂŁo supervisionada: a mĂĄquina toma decisĂ”es baseada em conhecimento prĂ©vio. O mais conhecido exemplo sĂŁo os anti-spams das caixas de email.
  • Reforço: literalmente vocĂȘ premia o acerto e castiga o erro.

Em 2015, a DeepMind lança o Deep Q-Network (DQN) que foi o primeiro método de ensino de måquina por reforço.

O vĂ­deo abaixo Ă© conhecido como Breakout (eu conheci como Arkanoid :).

Nos treinos iniciais, a AI nĂŁo sabe muito bem o que fazer. ApĂłs o 400Âș treino, a mĂĄquina jĂĄ sabe como jogar. E no 600Âș treino, ela encontra uma estratĂ©gia de jogo…

E quem quiser brincar de treinador de mĂĄquinas, aqui vocĂȘ pode baixar o fonte.

Artigo anteriorAlgar Telecom implanta sistema de atendimento com tecnologia do Watson
PrĂłximo artigoKasparov x Maquina