Início/Empresas/IBM/Watson/Use sabiamente o DNS

Use sabiamente o DNS

13 de novembro de 2019|

EXPLICAÇÃO:

A internet funciona em cima de um protocolo chamado TCP/IP, que de maneira bem simplista, atribui um número identificador único, chamado IP, para todo e qualquer participante ( você, sites, smartphones etc.).

É mais fácil decorar www.google.com.br do que 172.217.30.99, concorda? Claro que há exceções como o endereço wwwarnoldschwarzenegger.com.br que seria bem mais fácil decorar o número 😀

Desse forma, foi criado um serviço chamado DNS (Domain Name System) que faz a tradução do nome do site que digitamos para números. Imagine como uma grande lista telefônica onde tem o nome e o respectivo número.

Como nada na internet é centralizado, há vários servidores de DNS espalhados pelo mundo que mantem entre si, as “agendas” sincronizadas.

Quando você registra um novo domínio, como por exemplo, meusuperdominio.com.br, o servidor de hospedagem atribui um número IP único a ele e demora algumas horas para que todos os outros servidores de DNS do mundo saibam que para achar seu domínio é preciso acessar o respectivo número IP.

PROBLEMA:

A essa altura você deve estar me perguntando o que isso tem a ver com segurança!! E eu respondo: SÓ TUDO!!!!!

Imagine que você digite www.bancodobrasil.com.br e um servidor de DNS diz para você o endereço IP de um servidor falso? A propósito, isso chama-se DNS cache poisoning (googling it).

Outro fator importante é que o servidor de DNS afeta diretamente na velocidade de abertura do site. Não adianta nada se você tem um link de 300 GB se ao digitar o endereço de um sites, o servidor de DNS demora uma eternidade para fazer a conversão do nome para número IP

RESUMO:

É fundamental que você use servidores de DNS confiáveis.

SOLUÇÃO:

Abaixo, alguns servidores de DNS mais confiáveis.

Google Public DNS

  • Servidor primário: 8.8.8.8
  • Servidor secundário: 8.8.4.4

OpenDNS

  • Servidor primário: 208.67.222.222
  • Servidor secundário: 208.67.220.220

GigaDNS

  • Servidor primário: 189.38.95.95
  • Servidor secundário: 189.38.95.96

Level 3

  • Servidor primário: 209.244.0.3
  • Servidor secundário: 209.244.0.4

COMO FAZER

Cada smartphone ou sistema operacional tem um jeito próprio de fazer essa configuração. Caso precise de ajudar, só entrar em contato.

DIFICULDADE

Fácil

Sobre o Autor:

Por conta do vício em tecnologia, sou chamado de usuário.... mas quem não é? Mas sóbrio o suficiente para saber que é apenas um meio. O que realmente importa é são resultados produzidos!