Toda profissão foi e sempre será impactada pelas tecnologias. No período da primeira revolução industrial, existia a profissão de despertador humano. Uma pessoa ia de casa em casa acordar os outros para irem trabalhar. E o “pior”, recebiam por isso. Hoje tal ofício nos parece inimaginável.

Impactar não significa, necessariamente, que a função seja eliminada, mas que sofrerá profundas mudanças. E a bola da vez é a medicina.

Lembrando que existem pesos-pesados nessa luta:

  • O Bill e Melinda Gates juntamente com Warren Buffet, fundaram, em 2000, a Fundação Bill e Melinda Gates, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, principalmente na saúde e contra a pobreza de, nada mais, nada menos, do mundo!
  • O Mr. Zuck, seguindo os passos do seu mentor, Uncle Bill, lançou em 2015, o Chan Zuckerberg Science, que tem como objetivo, a singela missão de “curar todas as doenças no futuro”
  • E, como não podia deixar de ser, o Google possui várias, várias, mas várias iniciativas relativas à área da saúde. Há algum tempo, um fundados do Google até deu uma entrevista que se pudessem usar os dados das pessoas (porque acesso, eles já têm ;), conseguiria a cura de diversas doenças em questão de anos.
  • Cientistas da Microsoft demostraram que analisando o histórico das pesquisas feitas por usuários, seria possível identificar se esse mesmo usuário teria câncer pancreático, mesmo antes dele ter sido diagnosticado.

Como a área da saúde envolve muitas questões morais e éticas (e principalmente financeira e ego, afinal, quem não quer entrar para a história como alguém de curou definitivamente alguma doença!?!?!), se faz necessário dar pequenos passos.

E agora, chega o momento do Dr. Google ganhar vida, ou melhor, inteligência artificial. Então em 24/11/2018, o Google anuncia um assistente baseada em IA para enfermeiros e médicos.

Saiba mais em https://www.tecmundo.com.br/mercado/136316-divisao-google-cria-assistente-baseada-ia-atendimento-medico.htm

Artigo anteriorAgência de notícias oficial do governo chinês criou um jornalista âncora virtual.
Próximo artigoJohn Hancock lança programa de que usa o Apple Watch como monitor de saúde e vê seus clientes aumentarem em 52% os dias de exercícios de alta intensidade.