Foco é medicina preventiva, com ações antecipadas para prevenir doenças; novidade será apresentada na Hospitalar 2018

[fusion_dropcap boxed=”yes” boxed_radius=”6px” class=”” id=”” color=””]O[/fusion_dropcap]s pacientes crônicos representam a maior parte dos custos da saúde no Brasil. Segundo dados do IBGE, 40% dos brasileiros têm alguma doença crônica como hipertensão, problemas na coluna, colesterol, depressão, diabetes, asma e bronquite, entre outras. Os doentes crônicos exigem cada vez mais exames, medicamentos e procedimentos médicos cada vez mais complexos e caros. O impacto dessas doenças vem refletindo inclusive no cenário econômico nacional, uma vez que atingem a população economicamente ativa (acima de 45 anos).

Para o médico angiologista e cirurgião vascular Rogério Sakuma, este é um cenário de que deve mudar. “A lógica do sistema de saúde no Brasil é pautada pelo ciclo de tratamento das doenças, não da prevenção. Tratar a doença só faz encarecer ainda mais o custo da saúde. Por isso, inverter esse modelo é fundamental para assegurar mais qualidade de vida aos idosos e bem-estar da população”, considera.

Como uma estratégia de combate e prevenção das doenças crônicas, o médico se juntou a uma equipe de programadores e criou o sistema MedMobi crônicos, uma solução para o gerenciamento de doenças crônicas. O sistema é uma ferramenta de controle e análise do paciente, permitindo o registro de informações e históricos clínicos e gerando alertas, o que permite à equipe médica o acompanhamento e a tomada de decisão mais rápida e eficaz, ficando o registro no sistema.

A solução pode ser usada também para monitorar o paciente que não tem nenhuma doença crônica constatada. Como o objetivo é a prevenção, o sistema permite diagnosticar a doença em fase inicial e ainda assintomática, a partir da integração dos dados. Ao garantir maior interação como paciente, o monitoramento dos usuários permite agir preventivamente ao menor sinal de intercorrência, prevenir recorrências e controlar e estabilizar sintomas.

“A integração de dados é o futuro da medicina em todo o mundo, uma tendência global que já começou a mostrar os melhores resultados onde está sendo aplicada. O monitoramento de doenças crônicas com o uso de tecnologia integrada, possibilita o armazenamento de informações sobre a saúde do paciente de forma a permitir prognósticos muito mais assertivos e rápidos”, conclui.

Veja mais em https://www.terra.com.br/noticias/dino/startup-cria-solucao-de-gerenciamento-de-pacientes-com-doencas-cronicas,820310d6b54b1c8e439de7c1363e0674wn2gcem1.html

Artigo anteriorComoditização das ferramentas
Próximo artigoQuanto mais você usar, melhor fica!